Os primeiros dias em casa, depois do nascimento do bebé, são de adaptação à nova rotina. Porém, depois de algumas semanas, é bem provável que os papás queiram fazer um passeio, nem que seja perto de casa, para se distrairem e mudarem um pouco de ambiente. Para o bebé, que ainda se está adaptar com o novo mundo à sua volta, o cenário e mesmo ruídos diferentes deverão chamar-lhe a atenção.
A primeira saída certamente será para o consultório do pediatra, nos primeiros 15 dias de vida. Este é o momento de esclarecer algumas dúvidas, inclusive sobre os passeios. Não há uma regra geral quanto a partir de que semana é que é possível sair com o bebé, normalmente cada médico avalia o recém-nascido e da mamã, mas, em geral, a indicação é que o primeiro passeio seja feito a partir do segundo ou terceiro mês de vida.
Após o primeiro ou segundo mês de vida, dependendo da estação do ano, o bebé pode começar a sair para passeios ao ar livre em dias de sol. Nesse período, normalmente o bebé já tem as primeiras doses das principais vacinas obrigatórias, que podem ajudar na prevenção de doenças infectocontagiosas.
Espaços tranquilos e ao ar livre como parques perto de casa são algumas sugestões de escapadinhas curtas. Outra opção é visitar a casa dos avós, onde o bebé pode manter a rotina de mamadas e sono, e a mamã, se possível, aproveitar para descansar um bocadinho.

